China prepara lançamento de moeda digital já nos próximos meses

A China desenvolveu um sistema de pagamento em moeda digital, que permitiria ao Banco Central emitir criptomoeda para bancos comerciais e redes de pagamento de terceiros pelas plataformas Alipay e WeChat Pay.
Sputnik

O sócio-gerente da HCM Capital, Jack Lee, informou que o lançamento do Pagamento Eletrônico em Moeda Digital (DCEP) poderia começar como um teste e não se destinaria a substituir completamente o dinheiro em espécie.

"Eles já têm todo o sistema e a rede pronta. Acho que você verá isso muito em breve, nos próximos talvez dois ou três meses", disse Lee à CNBC.

A empresa HCM Capital, que é patrocinada pela Foxconn Technology Group – uma das 10 maiores empresas de tecnologia – investiu em uma série de startups de blockchain.

Impulso a nível mundial

O esperado lançamento da moeda digital na China pode levar as autoridades ao redor do mundo a decidir como querem usar e regular essa tecnologia, explica a secretária de Estado das Finanças Internacionais da Suíça, Daniela Stoffel.

"Se os governos agora perceberem que isso está realmente acontecendo, e que a questão e os desafios que estão implícitos em uma e-currency são agora reais, espero que isso dê mais impulso às decisões em uma base global", esclarece Stoffel.

China prepara lançamento de moeda digital já nos próximos meses

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu recentemente maiores níveis de pesquisa e investimento em blockchain.

Com isso, Pequim deve fazer um "maior esforço" para desenvolver e aplicar tecnologias de blockchain e ganhar uma "vantagem sobre outros países importantes", declarou o líder chinês.

Comentar