Notícias do Brasil

Para embaixador da China, BRICS vive 'era de ouro' em meio a mundo volátil

O embaixador da China no Brasil conta quais as expectativas do gigante asiático para a XI Cúpula do BRICS, que deve reunir os chefes de Estado da Rússia, China, Índia, África do Sul e Brasil nesta quarta-feira (13) em Brasília.
Sputnik

Em entrevista à Xinhua, o embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, disse acreditar que os BRICS poderão se fortalecer nos próximos anos ao se contrapor ao unilateralismo e ao protecionismo.

Nos últimos dez anos, a cooperação entre os países do bloco foi um importante indutor de desenvolvimento econômico, inaugurando uma "era de ouro" para os BRICS.

Para o embaixador, a onda de unilateralismo e protecionismo comercial exacerbou uma situação global que já se encontrava tensa. Essas tendências trouxeram incerteza e instabilidade para a economia mundial como um todo.

Neste contexto, os BRICS devem defender os interesses dos países emergentes e em desenvolvimento:

"Os BRICS são capazes de avançar com uma posição comum e falar coletivamente com a comunidade global, protegendo os interesses compartilhados dos países em desenvolvimento, em particular dos mercados emergentes", disse o embaixador.

Apesar da volatilidade da situação internacional, os BRICS já deram provas de que estão prontos para aprofundar a cooperação, como expressa a declaração dos líderes feita após a reunião às margens da Cúpula do G-20 de Osaka, no Japão, em junho deste ano.

'Eles foram unânimes ao expressar ao mundo a sua posição comum em favor do multilateralismo e da autoridade das Nações Unidas, em favor da facilitação do livre comércio e investimento e fomentando a construção de uma economia global aberta, inovadora e compartilhada", explicou Yang.

O embaixador acredita que a próxima cúpula do BRICS deve inaugurar uma nova "década de ouro" de cooperação no bloco.

Para embaixador da China, BRICS vive 'era de ouro' em meio a mundo volátil

Yang lembrou que a mais recente visita do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, à China gerou resultados muito positivos. Na ocasião, os líderes do Brasil e da China concordaram em aprofundar a parceria estratégica entre os dois países.

XI Cúpula do BRICS

Nos dias 13 e 14 de novembro os líderes dos BRICS devem se reunir em Brasília para a XI cúpula do bloco. O Brasil preside as atividades do grupo até o final deste ano, quando entrega o posto para a Rússia.

Para embaixador da China, BRICS vive 'era de ouro' em meio a mundo volátil

O encontro em Brasília irá reunir os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, e os primeiros-ministros da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e da Índia, Narenda Modi.

De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente Bolsonaro também realizará reuniões bilaterais com cada um dos líderes.

Comentar