Fundador da organização Capacetes Brancos é encontrado morto em Istambul, diz mídia

James Le Mesurier criou a controversa organização em 2013. Os Capacetes Brancos têm sido acusados por várias vezes de encenar falsos ataques durante o conflito na Síria em uma tentativa de provocar uma intervenção militar liderada por países ocidentais.
Sputnik

A organização confirmou ao canal estatal israelense KAN que o seu fundador foi encontrado morto perto de sua casa em Istambul, Turquia.

Capacetes Brancos confirmam que Le Mesurier foi encontrado perto da sua casa em Istambul, a polícia está investigando o caso.

Polícia estaria investigando o caso, as circunstâncias da sua morte ainda não foram apuradas.

De acordo com informações obtidas pelo jornal Sabah, a esposa dele disse que "ontem nós jantamos juntos, depois tomamos comprimidos para dormir e fomos dormir. Passadas algumas horas eu acordei com o som da campainha da porta. Era a polícia, me disseram que o meu marido caiu da varanda e faleceu".

Anteriormente, um diplomata citado pela Reuters disse que o corpo de Le Mesurier foi encontrado na madrugada desta segunda-feira (11) no bairro de Beyoglu da cidade de Istambul.

Um dos principais jornais diários turcos alega, citando fontes na polícia, que Le Mesurier poderia ter cometido suicídio e que ele tem tomado medicamentos antidepressivos durante algum tempo.

Os Capacetes Brancos foram fundados em 2013 na Turquia por James Le Mesurier, ex-oficial do exército britânico que começou a treinar os primeiros "defensores civis" na Turquia. Graduado da Academia Real Militar de Sandhurst, serviu na infantaria durante campanhas na Irlanda do Norte, Kosovo e Bósnia, e depois foi trabalhar em organizações humanitárias da ONU, da União Europeia e do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

Mais tarde, ele se juntou a várias empresas de consultoria como a Good Harbor, do ex-coordenador nacional para a Segurança e Contraterrorismo dos EUA, Richard Clarke, e a ARK, nos Emirados Árabes Unidos.

Comentar