Merkel defende Europa unida em celebração de 30 anos da queda do Muro de Berlim

A chanceler alemã Angela Merkel pediu neste sábado à Europa que defenda a democracia e a liberdade, com a Alemanha celebrando 30 anos desde a queda do Muro de Berlim, alertando que tais ganhos não devem ser tomados como garantidos.
Sputnik

Em uma cerimônia solene em uma igreja na antiga "faixa da morte" que dividia o leste e o oeste, Merkel declarou que o Muro de Berlim lembra "nós que precisamos fazer nossa parte pela liberdade e pela democracia".

"Os valores sobre a Europa são fundados [...] eles são tudo menos evidentes. E devem sempre ser vividos e defendidos de novo", disse ela a convidados de todo o continente.

Em 9 de novembro de 1989, os guardas de fronteira da Alemanha Oriental, sobrecarregados por grandes multidões, abriram os portões para Berlim Ocidental, permitindo a passagem livre pela primeira vez desde a construção do Muro de Berlim.

O momento importante acabaria derrubando o regime comunista e levou à reunificação alemã um ano depois.

Mas a euforia da democracia liberal que caracterizou o evento épico se dissipou três décadas depois, enquanto a aliança ocidental que ajudou a garantir essas realizações está cheia de divisões.

Surgiram rachaduras na União Europeia (UE), quando países do antigo bloco oriental, como Hungria ou Polônia, são acusados por Bruxelas de contestar o estado de direito.

Disputa interna

Internamente, a Alemanha também está lutando com uma extrema-direita ressurgente, que ganhou forte presença em seus antigos estados comunistas ao defender uma mensagem nacionalista e anti-imigração.

Merkel defende Europa unida em celebração de 30 anos da queda do Muro de Berlim

Merkel disse que o passado deve servir de lição, observando que o colapso do Muro de Berlim é "história e nos ensina que nenhum muro que mantenha as pessoas afastadas e limite a liberdade é tão alto ou tão amplo que não pode ser rompido".

"Isso se aplica a todos nós no leste e no oeste: não temos desculpas e somos obrigados a fazer nossa parte pela liberdade e pela democracia", acrescentou.

Sob o céu cinzento, o presidente Frank-Walter Steinmeier e seus colegas da Polônia, Hungria, República Tcheca e Eslováquia colocam rosas em fendas em parte do Muro que ainda fica na Bernauer Strasse, ao norte do centro de Berlim.

Steinmeier sublinhou o papel desempenhado pelos europeus centrais na realização da revolução pacífica que demoliu o regime comunista. Mais tarde, no almoço, o presidente também observou a atmosfera mais grave nesse momento, em comparação com outras comemorações que marcaram o evento principal no calendário alemão, cinco ou dez anos atrás.

"Na Alemanha, estamos debatendo e, sim, brigando, mais do que antes, sobre a reunificação alemã e suas consequências", comentou ele a seus convidados na Europa Central. "Também na Europa, em seus países e também entre as sociedades europeias, há uma luta mais intensa e mais feroz, não apenas no futuro da Europa, mas também na interpretação do passado".

E as diferenças não estão apenas ressurgindo entre os antigos blocos leste ou oeste.

Dois dias antes do aniversário da mudança histórica, o presidente da França, Emmanuel Macron, fez uma acusação explosiva de que a parceria transatlântica da OTAN estava sofrendo de "morte cerebral" e que a própria Europa estava "à beira" do mesmo fim.

Merkel respondeu com uma nitidez incomum, dizendo na quinta-feira: "Não acho que sejam necessários julgamentos tão amplos", e a tempestade que se seguiu sobre a OTAN revelou as crescentes diferenças entre os aliados tradicionais.

O prelúdio mal-humorado das festividades contrastava fortemente com as celebrações de cinco anos atrás, quando o ex-líder soviético Mikhail Gorbachev e o ex-presidente polonês e ícone da liberdade Lech Walesa estavam presentes.

Mas os líderes das antigas potências da Guerra Fria estavam ausentes no 30º aniversário, com a política America First (América Primeiro) de Donald Trump, as lutas do Brexit na Grã-Bretanha e o ressurgimento da Rússia pressionando os laços.

A visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, terminou na sexta-feira, enquanto Macron só planeja uma visita aérea no domingo, deixando o aniversário real de 9 de novembro sem números de destaque global.

Pompeo também deixou um aviso severo: "Enquanto comemoramos, também devemos reconhecer que a liberdade nunca é garantida". "Hoje, o autoritarismo está mais uma vez aumentando", afirmou ele, citando a China e a Rússia.

Comentar