Multimídia

Confronto entre apoiadores de Morales e oposição eclode na Bolívia

Sputnik

O partido do atual presidente, Movimento ao Socialismo (MAS), alcançou 2.889.074 votos, equivalente a 47,07%. O principal partido de oposição, a Comunidade Cidadã (CC), obteve 2.240.894 votos, ou 36,51%. A vantagem, de pelo menos 10,55% dos votos, daria a vitória a Evo Morales, sem a necessidade de enfrentar Carlos Mesa em um segundo turno.

Protestos contra os resultados das eleições iniciaram antes mesmo da conclusão da apuração dos votos. O líder de oposição Carlos Mesa denunciou os resultados como fraudulentos. Na semana das eleições, manifestantes atearam fogo a colégios eleitorais em diversas cidades do país.

O governo denunciou que a oposição tenta desestabilizar o país e mobilizou as suas bases, que saíram às ruas para defender os resultados eleitorais. Em 31 de outubro, protestos na província de Santa Cruz se tornaram violentos. 

Nesta quinta-feira (07), o governo boliviano e a Organização dos Estados Americanos (OEA) iniciarão auditoria no processo eleitoral, para investigar as denúncias de fraudes.

1 / 13
Manifestantes gesticulam durante protestos entre apoiadores do processo eleitoral e oposição, na cidade de La Paz, em 5 de novembro de 2019.
2 / 13
Manifestante coloca uma paródia de carta de renúncia do Presidente Evo Morales nas ruas da cidade de La Paz, no dia 5 de novembro de 2019.
3 / 13
A demonstrator puts up a mock resignation letter for Bolivia's President Evo Morales on a wall of a ministry building during a protest against Morales in La Paz, Bolivia November 5, 2019.
4 / 13
Tropa de choque se posiciona para enfrentar manifestantes, que construíam barricadas improvisadas, durante confronto entre manifestantes.
5 / 13
Manifestante, protegido com máscara de gás, atira bomba de gás lacrimogênio durante protestos em La Paz, ocorridos no dia 31 de outubro de 2019.
6 / 13
Homem ferido é acudido pela polícia, durante conflito entre manifestantes na cidade de La Paz, nesta terça-feira (5).
7 / 13
Manifestante segura uma bomba de gás lacrimogênio nas mãos, em meio à conflitos entre manifestantes na Bolívia, no dia 5 de novembro.
8 / 13
Tropa de choque tenta afastar bomba de gás lacrimogênio atirada por manifestante, durante confronto em La Paz, no dia 5 de novembro de 2019.
9 / 13
Homem com vestes típicas dos índios andinos joga pedras, durante confronto entre manifestantes em função dos resultados das eleições presidenciais de outubro de 2019.
10 / 13
Membros da tropa de choque coordenam ação durante confrontos entre manifestantes na cidade boliviana de La Paz, em 5 de novembro de 2019.
11 / 13
Manifestantes que acatam os resultados das eleições e manifestantes contrários aos resultados se encaram em meio a protestos, em La Paz, em 5 de novembro de 2019.
12 / 13
Tropa de choque observa fogo ateado durante confrontos entre manifestantes que acatam os resultados das eleições e manifestantes que acusam o governo de fraude eleitoral, em La Paz, em 5 de novembro de 2019.
13 / 13
Grupo acode uma mulher durante confronto entre manifestantes que eclodiu na cidade boliviana de La Paz, nesta terça-feira (5).
Comentar