Turquia não precisa de autorização dos EUA para comprar caças russos, diz Erdogan

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que seu país não pretende pedir permissão aos EUA caso decida comprar caças russos.
Sputnik

"Quando compramos os [sistemas russos de defesa antiaérea] S-400, nós em algum momento pedimos permissão para alguém? Não pedimos e compramos. Por isso, se tomarmos uma decisão, então compramos", declarou Erdogan, quando questionado sobre a compra de caças russos.

O líder turco ainda ressaltou que a Turquia demonstrou por várias vezes interesse nos sistemas norte-americanos Patriot, mas sempre recebeu um "não".

"Eles citavam sempre o Congresso, mas como ele sempre respondeu negativamente, eles não os podiam vender. Mas você não me vende o que eu preciso e depois exige que eu peça permissão – isso é violação da soberania de um país. Nós não somos um tipo de país que o permita", afirmou.

Para completar, Erdogan afirmou que, tal como fez com os sistemas S-400, a Turquia "fará o que for necessário, caso a questão da compra dos caças norte-americanos F-35 não seja solucionada".

Turquia não precisa de autorização dos EUA para comprar caças russos, diz Erdogan

Recentemente, Erdogan esteve no salão aeroespacial internacional MAKS 2019, realizado na Rússia, acompanhado pelo presidente russo Vladimir Putin. Na ocasião, ele declarou que se interessou pelos caças russos Su-35 e Su-57, informando que os dois países haviam iniciado negociações sobre o fornecimento dos Su-57.

Comentar