Tubarão-baleia esconde nova espécie de crustáceo na boca (FOTO)

Espécie de crustáceo nunca antes vista é achada dentro da boca de tubarão-baleia.
Sputnik

A boca de um tubarão não parece ser o melhor ambiente para outros animais viverem, mas há exceções.

Pesquisadores japoneses descobriram uma espécie semelhante a um camarão na boca de um tubarão-baleia.

Tubarão-baleia esconde nova espécie de crustáceo na boca (FOTO)

Estes pequenos animais são uma variedade da subordem da gammaridea, um tipo de crustáceo conhecido pela sua capacidade de sobreviver em uma grande variedade de habitats.

A nova espécie é marrom e tem cerca de cinco milímetros de comprimento e patas peludas que a ajudam a alimentar-se capturando substâncias orgânicas. Recebeu o nome de Podocerus jinbe em homenagem ao nome japonês para o tubarão-baleia, jinbe zame.

"Essa criatura, que normalmente tem de 3 a 5 centímetros de comprimento, é incrível porque pode viver em diferentes ambientes", afirmou à AFP o pesquisador sênior Ko Tomikawa, professor associado da Universidade de Hiroshima. "Mas não esperava encontrar um dentro da boca de um tubarão-baleia", acrescentou.

Tomikawa explicou que há uma razão pela qual o Podocerus jinbe foi detectado em um lugar tão estranho: "Provavelmente, a boca do tubarão-baleia é um bom habitat, porque a água fresca do mar, que ele precisa para respirar, entra lá regularmente, bem como alimentos. Também se trata de um lugar seguro sem predadores", concluiu o cientista.

Comentar