Rússia, Turquia e Irã dizem que Comitê da Síria deve trabalhar sem interferência estrangeira

Os ministro das Relações Exteriores dos países do formato de Astana - Rússia, Turquia e Irã - realizaram hoje uma reunião para discutir a crise síria, em que pediram independência no trabalho do Comitê Constitucional do país árabe.
Sputnik

A Rússia, Turquia e o Irã declararam nesta terça-feira (29) que o Comitê Constitucional da Síria deve trabalhar sem qualquer interferência estrangeira e sem prazos impostos externamente. A informação foi divulgada através de uma declaração conjunta dos chefes da diplomacia dos três países.

"Os ministros expressaram seu ponto de vista de que o trabalho do Comitê Constitucional deve ser governado por um senso de compromisso e engajamento construtivo, sem interferência estrangeira e cronogramas impostos externamente, com o objetivo de alcançar um acordo geral de seus membros que permita que o resultado seja com o mais amplo apoio possível do povo sírio", diz o comunicado.

Os ministros também enfatizaram a importância de avançar em um processo de resolução da crise, a fim de aumentar a assistência humanitária a todos os sírios sem condições prévias, facilitar o retorno voluntário de refugiados e pessoas deslocadas internamente para seus locais de residência na Síria, além de criar confiança entre as partes sírias.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, por sua vez, afirmou que entrou em acordo com os chanceleres da Turquia e Irã de continuar esforços de cooperação com todas as partes sírias "no interesse de estabelecer uma estabilização duradoura no longo prazo, eliminando os focos remanescentes de terrorismo".

Comentar