Governo do Iraque promete usar 'todas as medidas necessárias' contra manifestantes

O primeiro-ministro do Iraque, Adel Abdul Mahdi, ordenou a alocação de um serviço contraterrorista de elite em Bagdá neste sábado para conter os intensos protestos contra o seu governo, disseram fontes militares.
Sputnik

De acordo com fontes citadas pela Reuters, o premiê teria recomendado ao chefe da missão usar "todas as medidas necessárias" para acabar com as manifestações, que já levaram à morte de dezenas de pessoas nos últimos dois dias.

Também neste sábado, agentes antiterroristas instalados em Nassíria, próxima ao sul do rio Eufrates, interromperam os atos contra o governo na cidade espancando e prendendo dezenas de manifestantes, ainda segundo membros das forças de segurança ouvidos pela agência de notícias. 

​Os protestos no Iraque começaram em 1º de outubro e foram suspensos em meados do mês, mas retomados na última sexta-feira. Segundo monitores dos direitos humanos, ao menos 63 pessoas foram mortas em todo o país entre ontem e hoje.

Entre as pautas levantadas pela população revoltada, estão demandas por serviços públicos de melhor qualidade, fim da corrupção e mais oportunidades de emprego.

Comentar