TSE da Bolívia dá por concluída eleição vencida por Evo Morales no 1º turno

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia deu por concluída, hoje, a eleição geral do último domingo, ratificando formalmente a vitória em primeiro turno do atual presidente, Evo Morales, com 47,08% dos votos válidos.
Sputnik

"Apresentamos o cálculo das eleições gerais de 2019. São resultados finais, a 100% (dos votos), do que todo esse processo implica", disse a presidente do TSE, María Eugenia Choque, em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira.

Siga a transmissão ao vivo. Coletiva de imprensa da Sala Plena do Tribunal Supremo Eleitoral.​

A vitória de Morales no primeiro turno das eleições já havia sido confirmada na última quinta-feira, apesar das acusações de fraude por parte de seu principal opositor, Carlos Mesa, e dos pedidos de autoridades internacionais pela realização de um segundo turno.

De acordo com o tribunal, a diferença final entre Morales e o segundo colocado no pleito, Mesa, subiu um centésimo em relação à cifra divulgada ontem, para 10,57 pontos percentuais, devido à incorporação de dados de quatro atas que haviam sido canceladas e incluídas na contagem após um recurso.

Comentar