Arquivos desclassificados contam como 1ª bomba atômica soviética foi produzida (FOTOS)

A corporação nuclear estatal russa Rosatom divulgou recentemente documentos desclassificadas relacionados com a criação e teste da primeira bomba atômica da União Soviética.
Sputnik

Após os EUA terem bombardeado as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945, a URSS precisou rapidamente de desenvolver a sua própria bomba atômica para manter a paridade.

Em agosto de 1949, a primeira bomba atômica soviética, a RDS-1, de 3,35 metros de comprimento, foi testada com sucesso em um polígono na cidade de Semipalatinsk, no Cazaquistão.

Os relatórios desclassificados, publicados na segunda-feira (21), contêm fotos dessa arma ameaçadora quando ainda era um trabalho em andamento.

Arquivos desclassificados contam como 1ª bomba atômica soviética foi produzida (FOTOS)

Esse ambicioso projeto se tornou uma verdadeira corrida contra o tempo para os cientistas nucleares soviéticos, que não só tinham de cumprir o prazo rigoroso do governo de Stalin, como também fazer o trabalho em condições de sigilo absoluto.

Arquivos desclassificados contam como 1ª bomba atômica soviética foi produzida (FOTOS)

O documento datilografado de três páginas instruía o diretor do projeto, Pavel Zernov, a criar o "motor a jato C (RDS)" em duas versões "com o uso de combustível pesado (C-1) e combustível leve (C-2)". Isso, na realidade, significava uma bomba nuclear com plutônio e urânio, respectivamente.

No documento, os cientistas, que deveriam relatar mensalmente ao governo o progresso feito na bomba, eram mencionados apenas pelas primeiras letras de seus nomes e sobrenomes.

O restante dos 45 arquivos desclassificados revelam vários estágios do programa nuclear militar, que constitui um verdadeiro tesouro para os pesquisadores que estudam o período soviético ou a história da indústria atômica.

Entre esses relatórios estavam também os esquemas de como os aviões com equipamentos de medição, foto e vídeo deveriam ser posicionados no ar para reunir o máximo de informações sobre o teste RDS-1 em 1946.

Comentar