'Navio mais poderoso da Rússia': Admiral Nakhimov é 'potente ameaça', segundo mídia americana

Cruzador Admiral Nakhimov está passando por profunda renovação de seu poder de fogo e é classificado como "o mais poderoso navio da Rússia" pela revista americana Military Watch.
Sputnik

A embarcação pertence à classe de cruzadores soviéticos Kirov. Desenvolvido ainda nos anos 80, o Admiral Nakhimov é um dos quatro exemplares construídos dessa classe.

Movido por energia nuclear, o Admiral Nakhimov já surpreendia com seu armamento e capacidades antes do início dos trabalhos de renovação.

Com o intuito de trazer a embarcação para o cenário de guerra do século XXI, a Marinha da Rússia resolveu mudar tanto os equipamentos defensivos como de ataque do Admiral Nakhimov, conforme analisado pela revista Military Watch.

3M22 Tsirkon

Anteriormente, o Admiral Nakhimov possuía como armamento principal contra navios o míssil P-700 Granit. Com um alcance máximo de 625 km, o Granit dará lugar ao míssil 3M22 Tsirkon.

O armamento pode atingir velocidade Mach 10 e tem um alcance de 1.000 km, sendo muito superior aos 130 km de raio de ação do americano Harpoon. Estas características tornam o Tsirkon capaz de atingir qualquer navio de superfície existente.

Defesa antiaérea

Também as capacidades defensivas do Admiral Nakhimov sofrerão mudanças. Até então, o navio era munido com um sistema de defesa antiaérea S-300. Com a atualização, será instalado um sistema S-400, o qual poderá disparar mísseis hiperpersônicos como o 40N6E.

'Navio mais poderoso da Rússia': Admiral Nakhimov é 'potente ameaça', segundo mídia americana

O armamento é capaz de interceptar e destruir outros mísseis supersônicos, enquanto o 48N6E2, que também estará no Admiral Nakhimov, voando com uma velocidade máxima de 2.100 m/s, poderá atingir alvos a longa e média distância.

Acredita-se que o Admiral Nakhimov terá a bordo mais de 100 mísseis hipersônicos, além de uma grande quantidade de mísseis Kalibr.

Desta forma, as modificações em seu aparato de guerra farão com que o Admiral Nakhimov seja "o navio mais poderoso da Rússia" como foi intitulado pela revista.

Comentar