EUA apontam 'esquema' bilionário na Turquia para burlar sanções ao Irã

Promotores norte-americanos acusaram o banco Halkbank da Turquia por suposto papel esquema de bilhões de dólares para evitar sanções ao Irã.
Sputnik

A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo Departamento de Justiça dos EUA através de comunicado à imprensa.

"O Turliye Halk Bankasi S.A., conhecido como 'Halkbank', foi denunciado hoje com seis acusações de fraude, lavagem de dinheiro e infrações de sanções relacionadas à participação do banco em um esquema de bilhões de dólares para evitar sanções dos EUA ao Irã", diz o comunicado.

O departamento disse que a participação sistêmica do Halkbank no movimento ilícito de bilhões de dólares em receita iraniana de petróleo foi projetada e executada por altos funcionários do banco.

No processo, o banco turco transferiu ilegalmente cerca de US$ 20 bilhões em fundos iranianos restritos a partes iranianas, informou o departamento.

Segundo a acusação, altos funcionários do governo no Irã e na Turquia também estavam envolvidos. Além disso, subornos no valor de dezenas de milhões de dólares foram pagos para promover o esquema, proteger os participantes e preservá-los do escrutínio de órgãos reguladores dos EUA.

Anteriormente, os EUA ameaçaram a União Europeia por criar um mecanismo financeiro capaz de realizar operações Teerã mesmo com as restrições impostas ao Irã. A criação do mecanismo se tornou motivo de tensão com Washington, que ameaçou os europeus com sanções.

Comentar