Arqueólogos acham afresco de gladiadores extremamente realista em Pompeia (FOTO)

Depois de realizar escavações na antiga cidade romana de Pompeia, arqueólogos italianos conseguiram encontrar um afresco extremamente realista, informa La Repubblica.
Sputnik

Segundo informou o jornal nesta sexta-feira (11), o achado mostra dois gladiadores no momento final de um combate com o triunfo de um lutador fortemente armado.

Como explica a publicação, não se pode dizer exatamente qual foi o resultado final desta luta de gladiadores, pois um deles pode ter sido morto ou obtido clemência.

"Há um gesto singular que o trácio ferido faz com a mão, talvez para implorar misericórdia; é o gesto de 'ad locutia', geralmente feito pelo imperador ou pelo general para conceder clemência", comentou o diretor-geral do parque arqueológico de Pompeia, Massimo Osanna.

Além disso, Massimo Osanna detalhou que o afresco foi encontrado em uma antiga taberna, não muito longe de um quartel de gladiadores, no bairro V, então é "muito provável" que eles frequentassem aquele lugar. Ele destacou também "a representação extremamente realista" das feridas.

Comentar