Putin: saída dos EUA do Tratado INF é jogada ligada a seus receios quanto à Ásia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou planos de Washington de implantar mísseis balísticos de curto e médio alcance na Ásia, afirmando que estes poderiam atingir a Rússia.
Sputnik

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o plano de instalação de mísseis balísticos norte-americanos de curto e médio alcance na região da Ásia preocupa a Rússia, uma vez que tais mísseis podem alcançar o território da Rússia.

"Os Estados Unidos saíram do Tratado INF e, três meses depois, testaram um míssil. Isso é muito ruim, uma vez que representantes do Pentágono já anunciaram oficialmente que pretendem instalar suas armas na Ásia. Eles já estão negociando com o Japão e a Coreia do Sul", disse Putin durante uma reunião de chefes de Estado da Comunidade dos Estados Independentes.

Ainda segundo Putin, a saída dos EUA do Tratado INF foi uma jogada relacionada com seus receios quanto à Ásia. O presidente russo também deu a entender que a ação de Washington teria como alvo a Rússia.

"É bastante claro quem é o alvo número 1 neste caso. Isso não nos agrada porque isso também nos afeta", acrescentou Vladimir Putin.

Putin acrescentou que a Rússia irá se manter vigilante quanto a estes planos dos EUA na Ásia e que Moscou não irá ignorar a estratégia do Pentágono.

"É claro que vamos ver onde eles vão concretamente instalar [os mísseis], mas isso vai atingir o território russo", disse Putin.

Saída do Tratado INF

Os Estados Unidos saíram do Tratado INF em 20 de outubro do ano passado. Anteriormente, Washington acusou a Rússia de violar o acordo.

Logo após a saída, os EUA testaram mísseis até então proibidos pelo tratado. Devido ao curto intervalo entre a saída do tratado e os testes, acredita-se que os EUA já possuíam tais mísseis antes da saída, embora tal fosse proibido.

Além disso, autoridades do Pentágono demonstraram grande interesse em instalar mísseis no continente asiático.

Comentar