Fósseis de dinossauro predador gigante são descobertos na Tailândia (FOTO)

Um grupo internacional de paleontólogos desenterrou recentemente os restos fossilizados de uma nova espécie de dinossauro predador gigante na Tailândia.
Sputnik

A criatura de 8 metros é o novo membro de um amplo grupo de répteis antigos chamado Carcharodontosauridae.

De acordo com um estudo publicado pela fonte científica PLOS, a descoberta é significativa por contribuir para a compreensão do meio ambiente na Terra durante o período inicial do Cretáceo, de 146 a 100 milhões de anos atrás.

O réptil gigante recém-descoberto tem quatro vezes o comprimento de outro formidável raptor da era jurássica, o velociraptor. 

Conheça o Siamraptor suwati, uma nova espécie de dinossauro predador gigante da Tailândia.​

Os restos desenterrados, que supostamente pertencem a pelo menos quatro espécimes da nova espécie, incluem fósseis de crânio, coluna vertebral e quadril. A criatura foi apelidada de Siamraptor suwati, em homenagem à Tailândia e a Suwat Liptapanlop, um benfeitor tailandês do grupo de pesquisa.

O Siamraptor suwati é o primeiro fóssil carcharodontosauriano definitivo encontrado no sudeste da Ásia, diz o estudo. Restos de dinossauros fossilizados foram encontrados na província tailandesa de Nakhon Ratchasima. Segundo os paleontologistas, o grande comedor de carne pertencia a um grupo de dinossauros predadores considerável que habitou o nosso planeta durante os períodos Jurássico e Cretáceo.

Os pesquisadores acreditam que essa criatura anteriormente evoluiu e divergiu de outros membros do grupo Carcharodontosaurus. Os paleontologistas também sugerem que o Siamraptor suwati possivelmente caçou répteis menores em pelo menos três continentes pelo início do Cretáceo.

Comentar