Anunciados ganhadores do Nobel de Química: Goodenough, Whittingham e Yoshino

O Comitê Nobel divulgou nesta quarta-feira (9) os ganhadores do Nobel de Química de 2019, tendo sido eles os pesquisadores John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino "pelo desenvolvimento de baterias de íons de lítio".
Sputnik

Prêmio Nobel de Química de 2019 foi dado a John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino "pelo desenvolvimento de baterias de íons de lítio".

"Estas leves, recarregáveis e potentes baterias são usadas agora em todo lugar, a começar em celulares e laptops até em carros elétricos. Elas podem guardar uma grande quantidade de energia de fontes renováveis do Sol e do vento", declarou o Comitê Nobel da Academia de Ciências sueca.

Nos últimos anos, foi prevista diversas vezes a atribuição do Prêmio Nobel para os desenvolvedores das baterias de íons de lítio.

A cerimônia de premiação será realizada em Estocolmo, capital da Suécia, no dia 10 de dezembro, dia da morte do cientista sueco, do século XIX, Alfred Nobel.

Os ganhadores do Nobel de Química de 2019 ganharão US$ 918.000 (R$ 3,73 milhões).

O vencedor do Nobel de Química, Akira Yoshino, conseguiu eliminar o lítio puro da bateria, baseando-a completamente em íons de lítio, que são mais seguros do que o lítio puro, tornando, assim, a bateria funcional na prática.

Comentar