EUA afirmam não terem notícias de operação da Turquia na Síria

Os Estados Unidos não viram nenhuma operação militar da Turquia na Síria, disse um funcionário da alta administração dos EUA à imprensa nesta segunda-feira (7).
Sputnik

"O presidente [dos EUA, Donald Trump], depois de saber da pretendida operação turca, embora ainda não tenhamos visto a operação até agora, deixou claro e corretamente deixou claro que, como comandante em chefe, nosso pequeno número de tropas na relativamente pequena zona de segurança de 20 a 30 milhas na fronteira norte da Síria não deve ser colocada em perigo", afirmou a autoridade estadunidense.

"Temos de 50 a 100 operadores especiais na região e eles não devem ser colocados em risco de ferimentos, morte ou captura, caso os turcos cheguem à fronteira e participem de um combate com as forças curdas locais".

A rádio Sham FM informou que duas pontes foram destruídas no posto de controle de Samalka, na fronteira entre Síria e Iraque, como resultado de ataques aéreos turcos.

O posto de controle de Samalka é mantido pelas unidades árabe-curdas das Forças Democráticas da Síria.

A televisão estatal síria informou anteriormente que aviões turcos atacaram uma base das Forças Democráticas da Síria perto da cidade de al-Malikiya, na província de Hasakah.

No sábado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que Ancara poderá iniciar uma operação militar na Síria nos próximos dias para limpar a área de fronteira de combatentes curdos. Enquanto isso, a Casa Branca disse no domingo que as forças americanas não apoiariam a operação militar turca e se retirariam da área.

Comentar