Diamante 'matrioshka' único é encontrado na Rússia (VÍDEO)

Imagine um diamante que tenha dentro outro diamante que se move livremente. Isso é o que foi encontrado no Extremo Oriente da Rússia.
Sputnik

O diamante encontrado é a primeira pedra preciosa deste tipo na história da extração de diamantes e não tem análogos no mundo.

O diamante foi descoberto na Yakútia, em uma jazida da empresa Alrosa, o líder mundial na produção de diamantes.

A idade de pedra está estimada em cerca de 800 milhões de anos. Pesa 0,124 gramas e tem o tamanho de 4,8×4,9×2,8 milímetros.

Segundo os cientistas russos, primeiramente se formou o diamante interior, tendo o exterior surgido depois.

"O mais interessante é entender como se formou uma bolha de ar entre os dois diamantes", disse o diretor adjunto da Alrosa para a inovação, Oleg Kovalchuk, ao jornal russo Komsomolskaya Pravda.

Ele explicou que há duas hipóteses principais. "Segundo a primeira, durante o crescimento o diamante foi capturado pelo mineral do manto, que mais tarde foi dissolvido na superfície terrestre". Segundo a outra hipótese, "devido ao crescimento ultrarrápido dentro de diamante, se formou uma camada de substância diamantífera policristalina porosa, que depois foi dissolvida por outros processos mais agressivos do manto", explicou Kovalchuk.

Segundo ele, esta "matrioshka" é realmente uma criação única. A fonte não divulga o preço do diamante.

Comentar