Presidente ucraniano prepara visita aos EUA apesar de processo de impeachment

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, visitará os Estados Unidos apesar do processo de impeachment aberto contra Donald Trump, que pediu ajuda ao ucraniano para investigar o ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho. 
Sputnik

A confirmação de que as preparações para a viagem de Zelensky estão em andamento foram dadas nesta segunda-feira (30) por um assessor do presidente ucraniano, Andrei Ermak. 

Em julho, o republicano solicitou ao chefe de estado ucraniano para investigar Hunter Biden, filho mais novo do possível candidato democrata nas eleições presidenciais do ano que vem. A transcrição da conversa foi divulgada recentemente pela Casa Branca, após o teor da ligação entre Trump e Zelensky vazar e os democratas pedirem a abertura de impeachment. 

Encontro durante Assembleia da ONU

"Atualmente temos uma agenda e objetivos relativos à preparação para uma visita oficial", disse Ermak durante uma entrevista concedida para o canal 1+1 TV. Trump e Zelensky se reuniram na semana passada em Nova York paralelamente à Assembleia Geral da ONU. 

O presidente americano pediu para seu colega ucraniano verificar a situação envolvendo a demissão do ex-procurador-geral da Ucrânia, que estava investigando a companhia Burisma Group, da qual Hunter fazia parte da diretoria. 

Segundo os democratas, Trump pediu ajuda externa para prejudicar um adversário político para se favorecer na campanha eleitoral de 2020. O presidente americano nega ter cometido irregularidades. 

Neste domingo, o líder da Comissão de Inteligência da Câmara Baixa, Adam Schiff, disse que o Congresso dos EUA também quer ter acesso às chamadas telefônicas de Donald Trump com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e outros líderes mundiais, por supostamente ter colocado em perigo a segurança nacional.

Comentar