Momento exato do ataque de drones e mísseis à refinaria da Saudi Aramco é exibido em VÍDEO

Gravações de câmeras de segurança recentemente lançadas mostram em detalhes como drones e mísseis atacaram uma das refinarias da Saudi Aramco, na Arábia Saudita.
Sputnik

Localizadas nas instalações, que foram alvo de ataques, as câmeras captaram as explosões e consequentes incêndios gerados por mísseis e drones.

No momento 00:09 do vídeo é possível ver um dos mísseis no canto superior esquerdo da tela.

​Ataque de drones à refinaria da Saudi Aramco, filmado por câmaras de vigilância. Vídeo de um informante militar

O ataque aconteceu no dia 14 de setembro às refinarias de Abqaiq e Khurais, a leste da Arábia Saudita. A primeira parte da ofensiva consistiu em pequenos drones camicase destinados a distrair os sistemas de defesa antiaérea, segundo especialistas militares. Na segunda parte do ataque, mísseis de cruzeiro causaram a maior parte dos danos.

Defesa aérea ineficiente

Durante o ataque, o espaço aéreo em torno das refinarias foi protegido pelos sistemas de defesa antiaérea Patriot, SkyGuard e Crotale. No entanto, nenhum deles conseguiu detectar a chegada dos drones e mísseis de cruzeiro, razão pela qual foram criticados por especialistas militares.

O ataque foi reivindicado pelos rebeldes iemenitas houthis, mas os EUA e alguns outros países acusam o Irã de ser o autor, apesar de Teerã rejeitar categoricamente as denúncias.

Comentar