Pelo menos 32 pessoas morreram em ataques no Afeganistão no dia da eleição

Pelo menos 32 pessoas morreram e 123 ficaram feridas em 113 ataques no Afeganistão no dia da eleição presidencial, informou a mídia nacional no sábado.
Sputnik

Segundo a agência de notícias Pajhwok, o movimento islâmico Talibã assumiu a responsabilidade por pelo menos 64 ataques.

Cidadãos afegãos votaram neste sábado para eleger o presidente do país em uma eleição com cerca de 9,5 milhões de pessoas registradas por votar.

O Talibã informou neste sábado que o grupo tinha bloqueado o acesso aos locais de votação em algumas províncias, impedindo que os moradores locais de comparecer às urnas.

Candidatos pró-americanos

A presidência do Afeganistão está sendo disputada por 15 candidatos. O atual presidente do país, Ashraf Ghani e o chefe-executivo Abdullah Abdullah, são considerados os favoritos, segundo a Al-Jazeera. Os dois dividiram o poder no país ao longo dos últimos anos em um governo formado pelos Estados Unidos após denúncias de corrupção nas eleições de 2014.

Desde outubro do ano passado, os EUA e o Talibã negociam um acordo de paz. Porém, no início de setembro, Trump cancelou um encontro com lideranças do grupo após ataques em Cabul que vitimaram um soldado dos EUA.

Comentar