Trump disse 'não' à proposta do Irã de se encontrar em troca do cancelamento das sanções

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou ter recusado a proposta de Teerã de cancelamento das sanções para retomada do diálogo com o presidente iraniano, Hassan Rouhani.
Sputnik

Donald Trump escreveu sobre a proposta iraniana no Twitter.

Irã queria que eu cancelasse as sanções impostas em troca de uma reunião. Eu disse, obviamente, NÃO!

Mais cedo, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que os EUA se ofereceram a cancelar todas as sanções em troca de negociações cara a cara, relatou Reuters.

Rouhani declarou que "estava a ser decidido que sanções seriam canceladas e eles [EUA] disseram claramente que nós teríamos todas as sanções canceladas", de acordo com o site oficial do presidente iraniano, citado pela Reuters.

Irã estava pronto para negociações, mas não em uma atmosfera de sanções e pressões, afirmou o presidente iraniano, que esteve em Nova York para a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Relações complicadas

Desde a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear do Irã em 2018, as relações entre Washington e Teerã pioraram.

Os EUA impuseram sanções contra o país persa acusando Teerã de não ter um programa nuclear o suficientemente transparente.

Também os EUA acusam o Irã de ter atacado petroleiros no golfo Pérsico e instalações petrolíferas na Saudi Aramco no último dia 14.

Comentar