Ondas de areia: FOTO de satélite impressionante mostra dunas de Marte

Imagens deslumbrantes das dunas de areia do Planeta Vermelho, criadas pela sublimação do gás carbônico, foram captadas por cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Roscosmos.
Sputnik

Com a ajuda de um equipamento fotográfico altamente especializado, os pesquisadores podem estudar os padrões do vento em Marte e, mais especificamente, a direção predominante do vento, monitorando a forma das dunas e a sua evolução ao longo do tempo.

Durante o inverno marciano, uma fina camada de gelo de CO2 cobre a superfície, que é posteriormente sublimada (passando do estado sólido para gasoso) com a chegada da primavera.

Esse processo aprisiona o gás carbônico sob a camada superficial de gelo e acima da areia abaixo, fazendo com que a paisagem mude, criando as formações incomuns de dunas vistas nas imagens de satélite.

Ondas de areia: FOTO de satélite impressionante mostra dunas de Marte

A formação de cordilheiras a partir das dunas indica que os ventos secundários desempenham um papel na formação da paisagem – conhecimento que irá informar todo e qualquer esforço de colonização futura, pois indicará o lado de que o vento sopra para construir estruturas que durem.

Comentar