Operação militar em Gaza pode irromper antes das eleições israelenses, diz Netanyahu

O premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que uma guerra contra grupos armados em Gaza poderia irromper a qualquer momento, mesmo antes das eleições do parlamento israelense Knesset.
Sputnik

"Uma operação em Gaza poderia acontecer a qualquer momento, mesmo a quatro dias das eleições. A data das eleições não afeta [a decisão de ir para uma operação]", declarou o primeiro-ministro israelense nesta sexta-feira (13), após retornar da Rússia, onde se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin.

A votação deve ser realizada em 17 de setembro e os israelenses terão que eleger deputados para o parlamento Knesset, depois que a sessão anterior foi incapaz de formar um governo e votou pela dissolução em maio.

O comentário de Netanyahu reafirma a sua declaração anterior, em que ressalta que, devido às crescentes tensões, "não haverá escolha senão lançar uma operação, uma guerra com as forças terroristas em Gaza".

Operação militar em Gaza pode irromper antes das eleições israelenses, diz Netanyahu

A declaração vem em meio a uma escalada de tensões na fronteira de Gaza depois que o Hamas lançou vários ataques contra Israel, que foram disparados contra as cidades portuárias israelenses de Ashkelon e Ashdod, soando as sirenes de alerta e causando a evacuação de Netanyahu, que estava realizando um comício pré-eleitoral.

Tensões antigas

O conflito entre Israel e a Palestina se estende há anos, com os palestinos buscando reconhecimento diplomático de um Estado independente nos territórios da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental e a Faixa de Gaza.

O governo israelense se recusou a reconhecer a Autoridade Palestina como uma entidade política e diplomática autônoma e continua construindo colônias nas zonas, apesar das críticas das Nações Unidas.

Comentar