Irã apreende embarcação no golfo Pérsico por alegado contrabando de combustível

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (CGRI) apreendeu neste sábado (7) no golfo Pérsico uma embarcação, tendo detido 12 tripulantes que se encontravam a bordo, relata a mídia local.
Sputnik

O navio estaria supostamente realizando contrabando de combustível perto do estreito de Ormuz, em meio as tensões nesta região. Para além disso, foi relatado que os tripulantes são cidadãos filipinos e que a embarcação carregava cerca de 284.000 litros de gasóleo.

O Irã combate há bastante tempo o contrabando de combustível por terra com os países vizinhos e, por mar, com as nações árabes com quem tem fronteira marítima. O Irã tem os preços de combustível mais baratos do mundo devido ao considerável apoio estatal e à desvalorização da sua moeda.

Durante os últimos meses, o país persa apreendeu três navios mercantes na região, alegando supostas violações marítimas.

O estreito de Ormuz, bem como o golfo Pérsico, são vias marítimas estratégicas que conectam os produtores de petróleo do Oriente Médio aos mercados mundiais.

Irã apreende embarcação no golfo Pérsico por alegado contrabando de combustível

Recentemente, os EUA anunciaram a formação de uma coalizão conhecida como Operação Sentinela, a fim de escoltar petroleiros e outras embarcações mercantes através do estreito de Ormuz e do golfo Pérsico.

Comentar