NASA mostra 1º helicóptero que viajará a Marte (FOTOS)

Os engenheiros da NASA instalaram o Mars Helicopter no rover Mars 2020, que chegará a Marte em 2021, informou esta quarta-feira (28) o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência.
Sputnik

O pequeno helicóptero pesa só 1,8 kg, não tem instrumentos científicos e é um modelo de demonstração, cujo objetivo é aprovar o funcionamento destas aeronaves na atmosfera do Planeta Vermelho, que é 100 vezes menos densa do que a terrestre.

NASA mostra 1º helicóptero que viajará a Marte (FOTOS)

Se o voo for bem-sucedido, os cientistas da NASA esperam a chegada do "dia em que os helicópteros marcianos venham a desempenhar um papel importante nas futuras explorações do planeta", diz a gerente do projeto, MiMi Aung.

"Todas as peças estão no seu lugar para uma missão histórica de exploração. […] Juntos, o Mars 2020 e o Mars Helicopter ajudarão a definir o futuro da ciência e a exploração do Planeta Vermelho nas próximas décadas", disse Thomas Zurbuchen, especialista da Direção da Missão Científica da NASA.

Mars Helicopter

O envio do aparelho a Marte foi anunciado pela agência em maio de 2018. Em junho deste ano, foi divulgado que o aparelho tinha superado várias provas.

O Mars Helicopter será lançado junto com a nova versão do rover em julho de 2020 a partir da base espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, EUA. Sua aterrissagem em Marte, na Cratera Jezero, está prevista para 18 de fevereiro de 2021.

NASA mostra 1º helicóptero que viajará a Marte (FOTOS)

Por sua vez, o novo rover realizará avaliações geológicas, buscará sinais de vida marciana, avaliará os recursos naturais e os perigos para possíveis exploradores humanos.

Comentar