Multimídia

Ao infinito e além: imagens de agosto do Universo

Sputnik

Com ajuda do telescópio espacial da NASA Hubble, podemos ver imagens inéditas do espaço afora. Em uma delas, foi registrada a fusão de duas galáxias na constelação de Aries. Embora o fenômeno não seja raro, ele é rico em beleza. Milhões de estrelas e uma nuvem de poeira cósmica são vistas na foto.

Além disso, a Sputnik selecionou para você um conjunto de fotos que mostram a "face" do nosso planeta Terra.

1 / 15
Robô humanóide Skybot F-850 (Fyodor) saúda os russos a bordo da espaçonave Soyuz MS-14 no Dia da Bandeira da Rússia.
2 / 15
Lançamento do foguete portador Soyuz-2.1a com a nave Soyuz MS-14 a partir do cosmódromo de Baikonur.
3 / 15
Névoa planetária NGC 2371 na constelação de Gêmeos.
4 / 15
Amostras de barro descobertas pelo rover Curiosity nas encostas do Monte Sharp, em Marte.
5 / 15
Estação Espacial Internacional no momento em que passa pelo Sol.
6 / 15
Duas galáxias repletas de estrelas. Suas forças gravitacionais as atraem em um processo de fusão. Durante o fenômeno, suas formas se alteram. Entre elas é possível ver uma tênue ponte de gases, poeira e estrelas, ao mesmo tempo em que, durante a fusão, material cósmico é jogado para fora. A fusão de galáxias é um evento costumeiro. Daqui a quatro bilhões de anos, a nossa Via Láctea irá passar pelo mesmo processo com a galáxia de Andrômeda.
7 / 15
Grande mancha vermelha de Júpiter avistada pela sonda da Juno da NASA.
8 / 15
Espaçonave SpaceX Dragon vislumbra paisagem das Montanhas Rochosas do Canadá depois de um mês acoplada à Estação Espacial Internacional.
9 / 15
Embora se pareça com um microrganismo visto a partir de um microscópio, este objeto redondo é chamado de NGC 2022 e se trata de uma grande esfera de gases no espaço com uma estrela no meio.
10 / 15
A Terra vista a partir da Estação Espacial Internacional. A imagem foi tirada pelo astronauta Luca Parmitano.
11 / 15
A galáxia NHC 3432 olha diretamente para o nosso ponto de vista na Terra. Seus braços espirais estão, assim como seu centro, escondidos. Vemos a galáxia em formato de faixa assim como poeira cósmica e diversos pontos de luz muito brilhantes. As regiões de formação de estrelas são as zonas rosadas. A galáxia está localizada na constelação Pequeno Leão. Além de ser vista pelo telescópio Hubble da NASA, a NGC 3432 pode ser observada por outros telescópios.
12 / 15
A "pele" da Terra. África é vista da Estação Espacial Internacional.
13 / 15
Céu cheio de estrelas durante passagem de chuva de meteoros Perseidas. Foto tirada a partir da região russa de Krasnodar.
14 / 15
O Sol.
15 / 15
Ilhas Maldivas vistas da Estação Espacial Internacional. Atóis como este estão ameaçados pelo grande volume de CO2 liberado na atmosfera.
Comentar