Notícias do Brasil

Bolsonaro diz que 'tendência é levar as Forças Armadas' para Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta sexta-feira (23) que a "tendência" é enviar as Forças Armadas para combater as queimadas na Floresta Amazônica.
Sputnik

Ao sair do Palácio do Planalto nesta manhã, o presidente foi questionado por jornalistas sobre as ações do governo para combater os incêndios na região amazônica. Segundo Bolsonaro, o governo federal estuda implementar uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

“É uma tendência [determinar uma GLO. A tendência é essa, a gente fecha agora de manhã [...] O que tiver ao nosso alcance nós faremos. O problema é recurso”, afirmou. 

O presidente publicou na última quinta-feira (22) um despacho na edição extra do Diário Oficial da União determinando que todos os ministérios, de acordo com suas competências, adotem “medidas necessárias ao levantamento e combate a focos de incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional”.

As operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) são usadas quando ocorre o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, sendo acionadas de forma pontual, em localidade específica e por tempo pré-determinado.

Comentar