Catedral de Notre-Dame de Paris tem reconstrução reiniciada após incêndio (VÍDEO)

Na segunda-feira (19), os operários recomeçaram os trabalhos de reforço da estrutura da catedral de Notre-Dame, muito afetada após o incêndio de 15 de abril, informa o jornal Le Monde.
Sputnik

Os trabalhos na catedral foram suspensos em 25 de julho devido ao perigo de intoxicação dos operários com chumbo, visto que toneladas deste metal se fundiram durante o incêndio e se precipitaram dentro e em torno da catedral.

Para a segurança dos operários, foi desenvolvido um programa de medidas especiais: tapetinhos de desinfecção, roupa descartável, duche após o trabalho e regras rigorosas de acesso ao local.

Os trabalhos preveem a construção de arcos de consolidação e caibros provisórios, bem como a desmontagem do andaime em torno do pináculo, que se derreteu e caiu durante o incêndio.

A restauração do interior da catedral começará não antes da primeira metade de 2020, após o fim das obras de reforço da estrutura, para evitar a deterioração ulterior do edifício.

Incêndio de 15 de abril

A Catedral Notre-Dame, no centro de Paris, foi consumida por um enorme incêndio na noite de 15 de abril passado. O pináculo da catedral se desmoronou, o telhado e parte central da catedral também foram consumidos pelo fogo. Segundo os bombeiros, a estrutura do prédio, as principais obras de arte e as relíquias conservadas na catedral permaneceram intactas. O acidente teria sido devido aos trabalhos de reparação que estavam realizando na época.

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou a intenção de reconstruir Notre-Dame no prazo de cinco anos. Muitas organizações internacionais e grandes empresas doaram dinheiro e se mostraram dispostas a apoiar a reconstrução da catedral.

Comentar