Pentágono indica fracasso dos EUA ao treinar forças de lançamento aéreo afegãs

Um novo relatório do Pentágono revela que as forças afegãs não receberam treinamento adequado por parte dos EUA para lançamento aéreo.
Sputnik

O fato estaria relacionado à coordenação das operações de lançamento aéreo das Forças Nacionais Afegãs de Defesa e Segurança (ANDSF, na sigla em inglês).

O relatório indica que os instrutores da OTAN não treinaram os coordenadores táticos aéreos afegãos em operações de lançamentos aéreos.

"A incapacidade de coordenar as operações de lançamento aéreo eleva o risco de que as unidades das ANDSF, que operam em áreas sem aeródromos ou áreas de pouso para helicópteros, não recebam suprimentos críticos. Além disso, a falta de treinamento adequado para os oficiais eleva o risco de que as ANDSF tenham oficiais de lançamento aéreo desqualificados, o que resultaria em uma elevação no número de missões ar-terra malsucedidas, assim como o aumento do risco de vítimas civis", cita o relatório.

Os responsáveis da missão Apoio Resoluto da OTAN não revelaram o motivo pelo qual o treinamento não foi realizado, contudo, concordaram em iniciar o treinamento de lançamento aéreo para as forças afegãs.

Há muito tempo o Afeganistão está em um cenário de agitação política, onde o governo é incapaz de estabelecer o controle total sobre o território do país devido a facções terroristas, como o Talibã e o Daesh, ambas proibidas na Rússia e em muitos outros países.

Pentágono indica fracasso dos EUA ao treinar forças de lançamento aéreo afegãs

Os EUA invadiram o Afeganistão em 2001, em resposta aos atentados terroristas de 11 de setembro, missão que durou até 28 de dezembro de 2014.

Já em 2015, a OTAN iniciou uma missão para treinar as forças afegãs, entretanto, as intermináveis operações norte-americanas no Afeganistão têm tido uma eficiência limitada para o estabelecimento da paz na região.

Comentar