Pentágono teria utilizado carrapatos como arma biológica, diz político norte-americano

O deputado norte-americano Chris Smith segue solicitando uma investigação sobre um possível experimento do Pentágono relativo ao uso de insetos como arma biológica.
Sputnik

Segundo o representante, o Pentágono teria realizado o experimento entre 1950 e 1975, utilizando carrapatos para desenvolver a doença do Lyme e utilizá-la como arma biológica, ação que pode ter exposto norte-americanos à doença.

"Deixe que o IG [Gabinete do Inspetor-Geral] decida isso e que ponha isso de parte para sempre caso seja de fato uma fábula, se não for verdade", afirmou Smith à Task & Purpose.

Smith também introduziu uma emenda (116-19) à Lei de Autorização de Defesa Nacional, onde consta que o inspetor-geral do Departamento de Defesa "deve verificar se o Departamento de Defesa realizou experimentos com carrapatos e outros insetos para criar uma arma biológica entre 1950 e 1975".

A guerra biológica envolve a utilização de toxinas biológicas ou bactérias, vírus ou fungos para atingir os humanos, animais ou plantas durante um conflito.

Pentágono teria utilizado carrapatos como arma biológica, diz político norte-americano

Caso seja provado que o Departamento de Defesa realizou experimentos com carrapatos e outros insetos como armas biológicas, o inspetor-geral deve apresentar um relatório ao Comitê de Serviços Armados dos EUA descrevendo "o escopo do experimento" e se "os carrapatos ou insetos utilizados no experimento foram libertados fora de qualquer laboratório por acidente ou projeto experimental".

A doença do Lyme, transmitida por carrapatos surgiu de forma misteriosa nos EUA em 1950. Atualmente, a doença afeta mais de 300 mil norte-americanos por ano.

Comentar