Coreia do Norte declara que teste de mísseis é 'alerta' para exercícios entre EUA e Coreia do Sul

Na sua declaração de quarta-feira (7), Pyongyang afirmou que o teste de mísseis do dia anterior foi uma mensagem para que os EUA e a Coreia do Sul cessem seus exercícios militares, iniciados esta semana.
Sputnik

O teste de dois mísseis balísticos de curto alcance realizado na terça-feira (6) foi "uma ocasião de enviar um aviso adequado para os exercícios militares conjuntos dos EUA e autoridades da Coreia do Sul, que estão em curso", anunciou a Agência Central Telegráfica da Coreia na quarta-feira.

"Os dois mísseis táticos lançados do aeródromo na área ocidental do país sobrevoaram a capital e a região central do interior do país, tendo atingido com precisão um ilhéu no mar do Leste [mar do Japão]", afirma a declaração.

Embora Pyongyang não tenha formalmente identificado o míssil, descrevendo-o como um 'míssil teleguiado de grande calibre recentemente desenvolvido", analistas na Coreia do Sul e nos EUA afirmam que o mais provável é que tenha sido um KN-23, um sistema teleguiado de mísseis balísticos apresentado no desfile militar em 2018, mas lançado pela primeira vez em maio passado.

Coreia do Norte declara que teste de mísseis é 'alerta' para exercícios entre EUA e Coreia do Sul

Washington e Seul reduziram seus exercícios militares de fogo real que simulavam ataques contra a Coreia do Norte, sendo os atuais exercícios simulados em computador, nota a agência CBS. No entanto, os treinamentos ainda violam o acordo de junho de 2018 entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

As autoridades dos EUA confirmaram que os últimos testes de mísseis norte-coreanos não violam o acordo, já que são armas convencionais de curto alcance .

Comentar