'Quem está ao lado de Israel está contra nós', diz Erdogan após morte de palestinos

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, condenou Israel e seus aliados por permitirem um "estado de terror [...] na Palestina", declarando: "Quem está do lado de Israel, saiba que estamos contra eles".
Sputnik

"Não aprovamos o silêncio sobre o estado de terror que Israel realiza descaradamente na Palestina", declarou Erdogan, dirigindo-se a altos funcionários provinciais de seu Partido da Justiça e Desenvolvimento em Ancara, segundo a Iranian PressTV.

Erdogan tem sido um feroz crítico do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e seu governo, denunciando o premiê atualmente atolado em múltiplas investigações de corrupção e suborno como "o ladrão que lidera Israel" e um "tirano que abate crianças palestinas de 7 anos".

Quando Israel adotou sua polêmica lei "Estado judeu", Erdogan comparou a mudança ao "espírito de Hitler [...] ressurgiu entre algumas autoridades israelenses".

No entanto, seus últimos comentários também podem ser interpretados como uma alfinetada em Washington, depois que os EUA "suspenderam" a Turquia do programa F-35, condenando a compra de sistemas de mísseis russos S-400 como uma traição aos interesses de segurança da OTAN.

'Quem está ao lado de Israel está contra nós', diz Erdogan após morte de palestinos

Enquanto a administração Trump deixou claro que Ancara pode voltar ao programa se abandonar o equipamento russo, Erdogan insinuou que ele está preparado para distanciar a Turquia do mercado de armas americano, publicamente ponderando o cancelamento de uma compra avançada de 100 "aeronaves da Boeing".

Forças militares israelenses mataram 56 crianças palestinas e feriram perto de 2.700 "no contexto de manifestações, confrontos e operações de busca e apreensão" em 2018, de acordo com um relatório da ONU divulgado na sexta-feira, o qual confirma muitas outras missões de investigação do órgão. O número de crianças mortas foi o maior desde 2014, quando Israel travou sua mais recente guerra unilateral contra Gaza.

O Conselho de Segurança da ONU tentou denunciar a demolição israelense de 10 prédios de apartamentos palestinos na área de Wadi Hummus, na semana passada, redigindo uma resolução que condenava a destruição por "comprometer a viabilidade da solução de dois Estados e a perspectiva de apenas e paz duradoura", apenas para os EUA para vetar o movimento.

Comentar