Notícias do Brasil

Navios iranianos parados no litoral paranaense são abastecidos após ordem judicial

Os dois navios iranianos que estavam parados desde junho na área do porto de Paranaguá (PR) começaram a ser abastecidos neste sábado (27), informa a administração portuária.
Sputnik

De acordo com o portal de notícias G1, as embarcações devem seguir viagem de volta ao Irã neste fim de semana.

A Petrobras começou o abastecimento de um dos navios por volta das 4h de hoje (27) e a segunda embarcação recebeu combustível cerca de uma hora depois.

De acordo com a empresa que presta serviço para a petroleira estatal brasileira no abastecimento de navios, eles estão alinhando com a agência marítima a programação para o abastecimento.

O MV Bavand, que chegou a Paranaguá no dia 8 de junho e está carregado com 48 mil toneladas de milho, seguirá para o Porto de Bandar Imam Khomeini, no Irã.

Já o navio MV Termeh, que aguarda desde 9 de junho pela liberação do combustível, irá para o porto de Imbituba (SC) para embarcar cerca de 60 mil toneladas do grão.

Posicionamento brasileiro

A Petrobras havia negado o fornecimento de combustível aos navios iranianos pois, segundo a petroleira, a empresa proprietária das embarcações estava sujeita a restrições dos EUA, e temia ser punida pelas sanções caso prestasse o serviço.

Contudo, a empresa de petróleo teve que fornecer combustível para os navios após a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de obrigar judicialmente a estatal a abastecer as embarcações.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse no domingo (21), que Brasília está alinhada com os EUA na questão das sanções ao Irã, alegando proximidade com a visão do presidente norte-americano, Donald Trump. O posicionamento tem gerado preocupação entre o corpo diplomático e também na ala militar.

O Brasil exporta cerca de US$ 2 bilhões (R$ 7,5 bilhões) para o Irã por ano, principalmente milho, carne e açúcar, enquanto Teerã compra um terço de todas as exportações de milho brasileiro.

Comentar