Somália: prefeito fica ferido em ataque de terroristas à prefeitura de Mogadíscio

Ao menos seis pessoas morreram e outras seis ficaram feridas, incluindo o prefeito de Mogadíscio, Abdirahman Omar Osman, em um ataque extremista contra a sede da administração da capital da Somália nesta quarta-feira, informou a AFP.
Sputnik

"Seis pessoas, incluindo dois vice-prefeitos e três diretores, foram mortos no ataque terrorista desta tarde, e outros seis ficaram feridos, incluindo o prefeito de Mogadíscio e outros adjuntos, que agora estão sendo tratados pela equipe médica", disse o ministro da Informação, Mohamed Abdi Hayir Mareye, citado pela agência. "As forças de segurança estão investigando o ocorrido e fornecerão outros detalhes mais tarde", acrescentou. 

Segundo a Associated Press, um homem-bomba entrou na prefeitura e detonou explosivos amarrados à sua cintura, atingindo um grande número de pessoas que se encontravam no local.

O ataque foi reivindicado pelo grupo fundamentalista islâmico Al-Shabaab, responsável por outros ataques do tipo na capital somali ao longo dos últimos anos. Em declarações a uma estação de rádio administrada pela organização, um porta-voz dos terroristas comemorou a ação que levou à morte de "vários inimigos". No entanto, segundo ele, a operação tinha como principal alvo o diplomata norte-americano James Swan, representante especial das Nações Unidas na Somália, que estaria na prefeitura de Mogadíscio nesta quarta-feira. 

​De acordo com uma fonte da ONU citada pela AFP, a visita de Swan à prefeitura ocorreu cerca de uma hora antes do ataque e ele já tinha ido embora no momento da explosão.

Comentar