Navios medievais de 500 anos são encontrados na capital da Noruega (FOTOS)

Seis navios da Idade Média foram descobertos em uma série de escavações no centro de Oslo, proporcionando aos pesquisadores novos conhecimentos sobre a história marítima norueguesa.
Sputnik

Os navios, que datam entre os anos de 1300 e 1600, foram descobertos no moderno distrito de Bjorvika, na baía de Oslo, no âmbito do desenvolvimento da zona urbana e da construção da linha férrea de alta velocidade.

O último navio encontrado em Bjorvika tem cerca de 10 metros de comprimento. De acordo com os arqueólogos, a sua madeira está em um estado fantástico, considerando que o navio tem cerca de 500 anos.

"Na Noruega, isto é completamente único. Não há dúvida sobre isso", disse o gerente do projeto e arqueólogo Elling Utvik Wammer, do Museu Marítimo da Noruega, ao jornal diário Aftenposten descrevendo a série de descobertas como "aventura arqueológica".

​De acordo com os especialistas, este é muito provavelmente um navio de carga, já que a madeira era a principal exportação da Noruega no século XVI. A arqueóloga Marja-Liisa Grue assumiu que ele também poderia ter sido usado para transportar pedras para a vizinha Fortaleza de Akershus, uma das principais atrações de Oslo.

O grupo de arqueólogos salientou que os resultados irão lançar mais luz sobre um período pouco conhecido na história da capital norueguesa, da Reforma e do grande incêndio da cidade em 1624. Naquela época, a Noruega fazia parte do reino Dano-Norueguês. Após o incêndio mortal, Oslo foi renomeada Christiania em honra do rei Christian IV da Dinamarca.

​Desde o início do desenvolvimento urbano maciço em Bjorvika, foram encontrados um total de 40 naufrágios. De acordo com os especialistas, as descobertas que datam da Idade Média e dos primeiros tempos modernos são "únicas no contexto europeu".

Comentar