Investigadores revelam novos detalhes suspeitos e carga clandestina no voo MH370

A França é o único país que ainda está investigando o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, tendo os investigadores franceses da Boeing encontrado alguns novos detalhes suspeitos relativamente ao voo.
Sputnik

Ghyslain Wattrelos, um engenheiro francês que perdeu sua esposa e dois filhos adolescentes na catástrofe do MH370, afirma que o avião condenado estava carregando uma carga misteriosa.

Ele disse ao jornal Le Parisien, citando investigadores franceses, que "há várias listas contraditórias de passageiros, por exemplo, a lista de instalação de passageiros".

Também ficou claro que uma "misteriosa carga de 89 kg" foi adicionada à lista de voo após a decolagem, junto com um contêiner sobrecarregado, disse ele.

"O especialista não chega a nenhuma conclusão. Pode ser incompetência ou manipulação. Tudo é possível. Isso fará parte das perguntas para os malaios", disse ele.

Desaparecimento misterioso

As autoridades malaias não conseguiram estabelecer por que é que o avião com 239 pessoas a bordo fez um desvio na rota de Kuala Lumpur para Pequim e desapareceu das telas de radar. Uma extensa busca subaquática no sul do oceano Índico, onde se acredita que o avião se despenhou, não encontrou vestígios do Boeing.

Vários pedaços de destroços, que provavelmente pertenciam ao avião, foram encontrados ao largo da África do Sul, Madagáscar e Maurício.

Houve várias teorias, muitas vezes contrastantes, sobre a causa da tragédia. Uma delas sugere que o Boeing poderia ter sido sequestrado - quer por um dos pilotos ou passageiro clandestino.

Carga clandestina

A descoberta da carga de 89 quilos poderia fundamentar esta última hipótese. No mês passado, o especialista em segurança da aviação Tim Termini disse ao programa Flight do Channel 5: "Penso que é muito provável que tenha ocorrido um sequestro - e, mais uma vez, há quatro opções para o sequestro".

Uma delas é o sequestro da aeronave através de um membro da tripulação, o segundo é um sequestro vindo de um passageiro, disse ele.

Termini indicou também que uma terceira opção, que é bastante incomum, seria um passageiro clandestino. “A quarta opção é uma apropriação eletrônica da aeronave por uma estação terrestre".

Passageiro desconhecido

Philip Baum, editor da revista acadêmica Aviation Security International e professor de segurança da aviação, afirmou que as autoridades não parecem querer contemplar a possibilidade de um clandestino.

"Eu acho que um passageiro clandestino é uma possibilidade forte, especialmente porque nenhuma autoridade parece querer sequer contemplar a possibilidade", disse ele ao The Independent em 2018.

Ele adicionou que um ou mais indivíduos poderiam ter entrado a bordo do avião enquanto ele estava aterrado no aeroporto e ter se escondido no bloco eletrônico situado atrás da cabine de pilotagem.

Comentar