AIEA confirma: Irã ultrapassou o limite de enriquecimento de urânio

O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, afirmou hoje que especialistas da organização confirmaram que o Irã já superou o limite de enriquecimento de urânio estipulado no acordo nuclear firmado com as potências estrangeiras em 2015.
Sputnik

"O diretor-geral Yukiya Amano informou ao conselho da AIEA que os inspetores da agência determinaram em 8 de julho que o Irã enriquece o urânio-235 acima de 3,67%", declarou o porta-voz da agência, Fredrik Dahl. 

​No último domingo, Teerã anunciou que começaria a enriquecer urânio acima dos 3,67% já nesta segunda-feira, decisão fortemente criticada por governos europeus, que, por sua vez, falham em atender a demandas iranianas para compensar as perdas provocadas pela retirada unilateral dos Estados Unidos do acordo nuclear — Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA) — no ano passado. De acordo com as autoridades iranianas, se a Europa seguir ignorando esses apelos para contornar as sanções ilegais impostas pelos EUA, o Irã não terá outra alternativa a não ser reduzir progressivamente o cumprimento de seus compromissos no âmbito do JCPOA.

Comentar