Novas hipóteses do desaparecimento do MH370: 'desviado por passageiro clandestino'

Uma série de teorias surgiu após as tentativas falhadas de encontrar o avião perdido há cinco anos. Desta vez os especialistas admitem que um passageiro clandestino possa ter sequestrado o avião.
Sputnik

O especialista em segurança da aviação Tim Termini disse a um programa dedicado à aviação no canal de televisão Channel 5 que um passageiro clandestino poderia fazer parte de um dos possíveis cenários de sequestro do avião.

"Acho que é muito possível que tenha ocorrido um sequestro e, novamente, há quatro opções para um sequestro [...] Uma é o sequestro da aeronave por um dos membros da tripulação."

A segunda opção, de acordo com o especialista, é o sequestro realizado por um passageiro.

"Uma terceira opção, que seria bastante incomum, seria por um passageiro clandestino", disse Termini.

Como a quarta possível causa para um sequestro Tim Termini aponta a captura do avião realizada a partir de uma estação terrestre por meio de aparelhos eletrônicos.

Novas hipóteses do desaparecimento do MH370: 'desviado por passageiro clandestino'

Philip Baum, especialista em aviação da revista acadêmica Aviation Security International, disse que essa possibilidade deve ser minuciosamente investigada. No ano passado ele também exprimiu a opinião que um clandestino era "uma forte possibilidade" de ter causado o desaparecimento do avião.

"Nenhum responsável oficial parece querer admitir sequer a possibilidade de um passageiro clandestino ter estado a bordo", explicou Baum.

No mês passado, outro especialista afirmou que o MH370 poderia ter sido derrubado por hackers através do sistema de entretenimento no avião.

O avião da companhia Malaysia Airlines com 239 pessoas a bordo desapareceu no caminho de Kuala Lumpur para Pequim em março de 2014.

Todos os esforços para encontrar o avião falharam, incluindo uma operação de busca internacional.

Comentar