Há pouco tempo para acordo, alerta Coreia do Norte sobre diálogo entre Kim e Trump

O chefe do Departamento de Relações Exteriores da Coreia do Norte, Kwon Jong Gun, declarou que os EUA deveriam reiniciar o diálogo com Pyongyang antes do final do ano, informou a Agência Central Telegráfica da Coréia (ATCC).
Sputnik

"Como o líder da Coreia do Norte [Kim Jong-un] disse ... se os Estados Unidos querem iniciar um diálogo com a República, Washington deve entender [...] que o prazo para isso expira no final do ano", alertou Gun.

Ele acrescentou que não há muito tempo para alcançar resultados.

O diplomata ressaltou que os EUA "frequentemente se referem ao desenvolvimento de relações entre os dois países, mas na realidade não toma medidas que permitam a todas as partes chegarem a um acordo".

"Os Estados Unidos devem ter em mente que nossas repetidas advertências não são palavras vazias", concluiu Gun.

Em junho de 2018, Trump e Kim se encontraram pela primeira vez em Singapura e se comprometeram a trabalhar para normalizar as relações bilaterais e desnuclearizar a península coreana. No entanto, o processo estacionou nos últimos meses.

A segunda reunião, realizada em Hanói em 27 e 28 de fevereiro, terminou abruptamente e sem acordo, embora as partes, segundo a Casa Branca, tenham concordado em realizar mais reuniões no futuro.

Comentar