Trump diz que não cancelou ordem sobre ataque ao Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste domingo (23), que não cancelou a ordem sobre o ataque ao Irã, mas apenas o suspendeu por algum tempo.
Sputnik

"Eu nunca revoguei o ataque contra o Irã, como as pessoas estão informando incorretamente, eu simplesmente impedi de avançar neste momento!", escreveu o presidente dos EUA em sua conta no Twitter.

Além disso, durante a conversa com repórteres na Casa Branca neste sábado (22), o presidente americano disse que aplicará novas sanções contra o Irã e que a opção de uma ação militar contra Teerã ainda continua na mesa.

Na sexta-feira (21), Donald Trump afirmou que Washington estava pronto para atacar três instalações no Irã, porém, o presidente acabou por cancelar a operação dez minutos antes do início devido a prováveis vítimas.

Derrubada de drone dos EUA

Na quarta-feira (20), o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica afirmou que os militares iranianos haviam derrubado um drone dos EUA que teria invadido seu espaço aéreo perto do estreito de Ormuz.

Trump diz que não cancelou ordem sobre ataque ao Irã

Mais tarde, o Comando Central das Forças Armadas dos EUA (CENTCOM) afirmou que as forças iranianas tinham derrubado o drone americano no espaço aéreo internacional. Enquanto isso, Teerã insiste que o aparelho foi derrubado sobre território iraniano.

O incidente ocorreu em meio a uma escalada de tensão entre os EUA e o Irã. Washington acusa Teerã de ter atacado dois petroleiros nas proximidades do estreito de Ormuz em 13 de junho. Após o episódio, o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu enviar mais 1.000 soldados para o Oriente Médio.

Comentar