Trump admite não se importar com opinião da Europa sobre acordo nuclear com Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, admitiu que não se importa com a opinião da Europa sobre o acordo nuclear do Irã.
Sputnik

Ele repetiu mais uma vez que os "EUA se preocupam com a Europa", que a protegem no âmbito da OTAN, enquanto a União Europeia beneficiou de vantagens no comércio com os EUA.

"A mim não me importam os europeus. Eles queriam ganhar muito dinheiro com isso", disse o presidente norte-americano durante uma entrevista ao canal televisivo NBC.

"Eu não me importo que a Europa esteja nisto. A Europa também quer fazer um acordo", acrescentou Trump.

O presidente dos EUA disse também ter a certeza de que Teerã violou os termos do acordo nuclear, conhecido como Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA). "Eu penso que eles violaram o acordo. Eu acho que eles estão fazendo algo nos locais onde não nos deixaram inspecionar", ressaltou Donald Trump.

A tensão entre Teerã e Washington aumentou após a saída unilateral dos EUA do acordo nuclear, em maio de 2018. Desde então, as relações bilaterais se deterioraram bastante, com a aplicação de sanções por parte dos EUA contra o Irã.

Em maio deste ano, o Irã anunciou que deixaria de cumprir parcialmente seus compromissos do acordo nuclear e deu à Europa um prazo de 60 dias para que resolvesse os problemas surgidos com as sanções e garantisse os interesses de Teerã.

Comentar