'Disparar uma bala contra o Irã vai pegar fogo aos interesses americanos', diz general iraniano

General iraniano advertiu no sábado (22) que qualquer ação contra Teerã teria graves consequências para os interesses dos EUA na região, informou a agência de notícias Tasnim.
Sputnik

"Disparar uma bala contra o Irã vai pegar fogo aos interesses americanos e dos seus aliados" no Oriente Médio, declarou o general de brigada Abolfazl Shekarchi, porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, à Tasnim.

Espaço aéreo iraniano está 'totalmente seguro e protegido'

A Organização de Aviação Civil do Irã, por sua vez, disse que o espaço aéreo do país está "totalmente seguro e protegido" e aberto a voos de todas as companhias aéreas, informou a agência.

"O espaço aéreo controlado pelo Irã sobre o golfo Pérsico e outras rotas de voo estão completamente seguros", afirmou o porta-voz da organização, Reza Jafarzadeh.

Os comentários se seguem à confirmação de pelo menos meia dúzia de linhas aéreas que elas restringirão os voos sobre o espaço aéreo no estreito de Ormuz e em seu torno e no golfo de Omã devido à escalada de tensões entre os EUA e o Irã.

Agravamento da tensão

Em 20 de junho, o Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC) afirmou ter derrubado um drone Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk dos EUA, que teria invadido o espaço aéreo iraniano na província de Hormozgan, perto do estreito de Ormuz.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, por sua vez, insiste que o veículo aéreo não-tripulado não estava em território iraniano, mas em águas internacionais, quando foi derrubado.

Comentar