Chanceler iraniano diz que EUA fazem 'diplomacia de sabotagem'

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, afirmou nesta sexta-feira (14) que os Estados Unidos fazem acusações infundadas contra Irã pelos recentes episódios de explosões em petroleiros nas proximidades do Estreito de Hormuz.
Sputnik

Zarif diz que Washington acusa Teerã de ter participado do episódio sem nenhuma evidência.

"Que os EUA façam imediatamente acusações contra o Irã - sem um fragmento de evidência factual ou circunstancial - só deixa bem claro que o #Time_B está se mudando para um #PlanoB: diplomacia de sabotagem - incluindo o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe - para encobrir seu terrorismo econômico contra o Irã", disse Zarif no Twitter.

Irã pede diplomacia após tensão por explosões em petroleiros

Time B é um termo que o chanceler iraniano costuma utilizar para se referir ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, ao assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, ao príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e ao príncipe herdeiro saudita Mohammad bin Salman.

Dois navios petroleiros foram atingidos por explosões no Golfo de Omã na quinta-feira. Embora a causa das explosões ainda seja desconhecida, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, afirmou que o Irã é responsável pelo episódio.

Comentar