EUA 'não têm interesse' em novos conflitos no Oriente Médio, afirma militar

Os Estados Unidos não têm interesse em entrar em um novo conflito no Oriente Médio, mas defenderão os interesses estadunidenses, incluindo a liberdade de navegação, disseram os militares norte-americanos nesta quinta-feira (13) após enviar um destróier a uma cena de ataque no no Golfo de Omã.
Sputnik

O Comando Central dos EUA disse em comunicado que o destróier USS Mason estava a caminho do local dos ataques que danificaram dois petroleiros no Golfo de Omã no início do dia. O destróier USS Bainbridge permanece em contato próximo com o petroleiro danificado M/V Kokuka Courageous e não tolerará interferência, disse o comunicado.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse anteriormente que os Estados Unidos acreditam que o Irã é responsável pelos ataques contra os dois navios-tanques por conta de informações de inteligência. Ele não ofereceu nenhuma evidência específica da ligação do episódio com Teerã.

Recado aos EUA: daremos 'resposta esmagadora' se formos atacados, alerta líder do Irã
A embarcação Bainbridge resgatou 21 marinheiros do Kokuka Courageous que abandonaram o navio, disse o comunicado do Comando Central.

"Os EUA e nossos parceiros na região tomarão todas as medidas necessárias para defender a nós mesmos e nossos interesses", disse o tenente-coronel Earl Brown, porta-voz do Comando Central. "Os ataques de hoje são uma clara ameaça à liberdade internacional de navegação e liberdade de comércio. Não temos interesse em entrar em um novo conflito no Oriente Médio", acrescentou Brown. "Nós defenderemos nossos interesses, mas uma guerra com o Irã não é do nosso interesse estratégico, nem no melhor interesse da comunidade internacional."

Comentar