Ucrânia está pronta para negociar com a Rússia e cumprir os Acordos de Minsk

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, expressou a disponibilidade de seu país para negociar com a Rússia e cumprir os Acordos de Minsk.
Sputnik

"Estamos prontos para negociar com a Rússia e cumprir os Acordos de Minsk", declarou ele ao final de sua reunião com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, em Bruxelas.

No entanto, Zelensky apontou que a Ucrânia deve primeiro ser capaz de "defender-se e fortalecer-se nas esferas econômica, política e militar".

Liberação de marinheiros pode reabrir diálogo com a Rússia, diz presidente da Ucrânia

O presidente ucraniano lembrou que na próxima quarta-feira haverá uma reunião do Grupo de Contato para a crise ucraniana que contará com a presença do Chefe de Gabinete das Forças Armadas da Ucrânia, Ruslan Jomchak.

"Vamos fazer várias propostas sobre o retorno (do cumprimento dos Acordo de) Minsk, iniciando por um cessar-fogo", afirmou, acrescentando que a troca de prisioneiros é um tema que também será abordado.

Além disso, o presidente disse que o povo ucraniano precisa de um avanço em direção a "altos padrões europeus de qualidade de vida e segurança".

"O objetivo de nossas reformas é melhorar a qualidade de vida dos ucranianos, erradicar a corrupção, modernizar o Estado, tudo isso só é possível se nossa segurança for garantida", afirmou.

Zelensky foi eleito presidente da Ucrânia em 20 de maio.

Conselho de Segurança nega pedido russo de reunião sobre lei de língua oficial na Ucrânia

Desde abril de 2014, a Ucrânia realiza uma operação contra milícias na parte oriental de seu território – Donbass –, onde as regiões de Donetsk e Lugansk se autoproclamaram repúblicas independentes em resposta à alteração violenta do governo em Kiev em fevereiro do mesmo ano.

Os Acordos de Minsk, assinado em setembro de 2014 e fevereiro 2015, lançou as bases para uma solução política para o conflito, mas não resultou até agora na cessação da violência, cujo saldo da ONU estimada em cerca de 13.000 mortos, além de mais de 1,3 milhão de pessoas deslocadas.

O Grupo de Contato Trilateral (Rússia, Ucrânia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) tem no formato da Normandia (Alemanha, França, Rússia e Ucrânia) a principal plataforma de consulta que visa resolver o conflito entre o governo de milícias ucranianas e do Donbass.

Comentar