Professor americano recorda papel decisivo da União Soviética na derrota dos nazistas

O professor americano Karl Qualls expressou a sua surpresa perante a campanha publicitária em torno da celebração, nos EUA, do aniversário do desembarque dos Aliados na Normandia em 1944, recordando o papel do Exército soviético na vitória sobre o nazismo.
Sputnik

Segundo Qualls, as tropas soviéticas fizeram mais para derrotar a Alemanha do que ninguém. Os aliados começaram a desembarcar no norte da França, na Normandia, em 6 de junho de 1944, abrindo a Segunda Frente contra as forças nazistas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Essa foi maior operação de desembarque da história. Entretanto, o historiador americano indica no Twitter que Dia D, como essa data é chamada, não foi a ação principal na luta contra o nazismo.

"Como historiador da Rússia, estou cansado de todo esse hype sobre o Dia D. Sim, foi grande, importante, devastador, mas o Exército da União Soviética estava combatendo e morrendo por 3 anos antes de Dia D, e estava expulsando os nazistas por mais de um ano antes de alguém ter desembarcado na praia de Omaha".

'Nota de suicídio' de Hitler, em que ele recusa deixar Berlim, será leiloada
As maiores perdas durante a guerra foram sofridas pelas tropas alemãs na Frente Oriental. O exército soviético capturou e derrotou 607 divisões inimigas. As perdas irrecuperáveis da Alemanha e dos seus aliados na frente soviético-alemã atingiram mais de 8,5 milhões de pessoas.

Mais de 75% de todas as armas e equipamentos militares do inimigo foram capturados e destruídos. As perdas humanas totais (durante a guerra) do povo soviético ascenderam a cerca de 27 milhões de pessoas. Karl Qualls formou-se nas universidades de Missouri e Georgetown. Ele é professor de história no Dickinson College, especialista em história da Rússia, Alemanha e Europa Oriental.

Comentar