EUA exigirão dados de redes sociais para maioria de requerentes de visto

O Departamento de Estado dos Estados Unidos exigirá que quase todos os solicitantes de visto norte-americano apresentem informações de redes sociais, tais como nomes de usuários e endereços de e-mail.
Sputnik

Anteriormente, apenas os solicitantes que precisavam de verificação adicional, como pessoas que haviam visitado ou moravam em países controlados por grupos terroristas, eram obrigados a fornecer essas informações.

"O Departamento de Estado dos EUA atualizou seus formulários de pedido de visto de imigrante e não-imigrante para solicitar informações adicionais, incluindo identificadores de mídia social, da maioria dos solicitantes de visto dos EUA", disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA.

Hezbollah: forças dos EUA no Oriente Médio serão 'aniquiladas' se Irã for atacado
O funcionário acrescentou que o novo requisito é uma medida para melhorar os procedimentos de triagem de segurança que protegerão os cidadãos dos EUA contra ameaças potenciais.

Apenas os requerentes de certos tipos de vistos diplomáticos e oficiais estarão isentos dos requisitos.

O novo formato de requerimento, proposto em março de 2018, entrou em vigor na sexta-feira (31) e deve afetar cerca de 15 milhões de estrangeiros que solicitam vistos dos EUA anualmente.

Caso sejam descobertas informações falsas sobre as redes sociais apresentadas, o Departamento de Estado dos EUA afirmou que "sérias conseqüências" poderão ser vir.

A imigração é uma das principais bandeiras do governo do presidente dos EUA, Donald Trump. Desde que assumiu, Trump introduziu medidas que retardaram o processo legal de imigração, aumentaram o custo da imigração e limitaram o acesso a serviços de imigração no país, entre outros.

Uma das principais polêmicas da atual administração da Casa Branca gira em torno da construção de um muro entre os EUA e o México.

Comentar