Trump revela torcida por novo governo de Netanyahu às vésperas de colapso em Israel

Enquanto o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu luta para formar um governo de coalizão, seu amigo do outro lado do Atlântico, o presidente estadunidense Donald Trump, tem dado seu apoio a ele, sem escrúpulos sobre a sua intromissão na política israelense.
Sputnik

"Espero que as coisas funcionem com a formação da coalizão de Israel e Bibi e eu possamos continuar a fazer a aliança entre os Estados Unidos e Israel mais forte do que nunca", escreveu Trump na segunda-feira no Twitter. "Muito mais o que fazer!", acrescentou.

Israel avançou para uma nova eleição na segunda-feira, depois que o Parlamento aprovou preliminarmente uma moção de dissolução. Os esforços de Netanyahu para formar uma coalizão foram até agora limitados por divisões entre seu partido Likud e um grupo de partidos judeus de direita e ortodoxos que lhe deram seu apoio nas eleições do mês passado.

Sem acordo, Netanyahu pode ter de convocar novas eleições em Israel

Essa moção provavelmente virá depois desta quarta-feira, quando expira o prazo de Netanyahu para anunciar uma coalizão de governo.

Alguns meios de comunicação e políticos israelenses criticaram a medida como uma interferência nos assuntos internos do país.

"A atitude de Trump é sem precedentes porque é uma intervenção nas negociações de coalizão em um país diferente para ajudar um dos atores políticos, e ainda mais porque é feito publicamente", twittou Barak Ravid, correspondente sênior do Canal 13, de Israel.

Sob Trump e Netanyahu, os EUA e Israel solidificaram sua já aconchegante aliança. Trump concedeu vários desejos importantes de sua contraparte israelense, incluindo a transferência da embaixada dos EUA de Tel Aviv para Jerusalém, a retirada do acordo nuclear com o Irã de 2015 e o reconhecimento da soberania de Israel sobre a disputada região das Colinas de Golã.

Comentar